quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Diabetes: Uma doença que tem História!


As primeiras notações a respeito da doença datam da era egípcia: existem relatos com suspeita de diabetes gestacional entre os Hebreus e no papiro de Ebers já se descrevem sintomas que parecem corresponder ao diabetes (que ainda não possuía este nome).

Por volta de 70 d.C., Areteu da Capadócia, na Grécia, descreveu os quatro grandes sintomas do Diabetes: poliúria (muita urina), polidipsia (muita sede), polifagia (muita fome) e poliastenia (fraqueza). E denominou tal doença com o nome que tem hoje, pois assimilou o fato de entrar e sair muita água ao comportamento de um sifão, no grego - diabetes, no português. Além de Areteu, Galeno também se referiu ao diabetes pela incapacidade dos rins de reter água como o devido.

Desde então, a história do diabetes seguiu um pouco parada; para, em 1670, o médico Thomas Willis descrever o sabor adoçicado da urina dos portadores da doença e atribuir o nome de Diabetes Mellitus (oriundo do latim: mel). Entretanto, a causa de tal doçura só veio a ser descoberta em 1815 pelo Dr. M. Chevreul, que demonstrou que a presença da glicose que atribuía tal sabor. A partir daí, os pacientes com suspeita da doença tinham sua urina provada pelos médicos. Contudo, entre essas conclusões, houve um intervalo em 1775 em que Frank classificou a doença em Mellitus e Insípidus (sem a presença de urina adocicada).

Posteriormente, em 1889, dois cientistas alemães, Von Mering e Minkowski, descobriram que o pâncreas produz uma substância, ou hormônio, capaz de controlar o açúcar no sangue e evitar os sintomas do diabetes. Todavia, o termo "Hormônio" só viria a surgir mais tarde, em meados do séc. XX.


..........................................................................Best e Banting

Em 1921, no Canadá, Frederick Banting e Charles Best descobrem a insulina e, pouco tempo depois (em 1922), aplicam-na no tratamento de diabetes.

Em 1955, é descoberto o primeiro medicamento oral para a diabetes mellitus, em 1966, é realizado o primeiro transplante de pâncreas com a finalidade de tratar o diabetes mellitus tipo 1. E, em 2004, é realizado o primeiro transplante de ilhotas de Langerhans para curar diabetes do tipo 1.

E a cada ano, novas descobertas surgem, como o tratamento por meio de células-tronco testado e aprovado em 2007. Assim, seguimos em busca da cura de tal doença, mas enquanto ela não é alcançada, nos contentamos com a melhoria na qualidade e na expectativa de vida dos portadores da doença.




Referências:
http://www.diabetes.etc.br/historia-descobrimento-diabetes-mellitus
http://www.diabetes.org.br/mais-informacoes/1012-descoberta-da-insulina
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_Lh7BnRxKatIpOwlKrcJHIimLy14Sma43USWRlTFr6rHXUcvm92tCj6BkUdagyLBxFEJqqPV3zow5H9sWBergp6QTjGMWcqn-vCOdKGdl_8zVBt8DPECpstnMxxL-2bcgDTEAErQNfwH4/s320/Aretaeus.jpg

Um comentário:

  1. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call ou {whatssapp ... + 2347081986098

    ResponderExcluir