sábado, 14 de novembro de 2009

Tudo Azul

É HOJE!!!!

Em homenagem ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin, que descobriu a insulina em parceria com o Charles Best em 1921, a International Diabetes Federation (IDF) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) criaram, em 1991, o Dia Mundial do Diabetes - comemorado em todo dia 14 de novembro.

Tal criação ocorreu devido ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo, e conta, a cada ano, com um tema de campanha distinto. Entretanto agora é diferente: o tema lançado terá duração até 2013 e o objetivo é mostrar o poder que a informação tem na educação e na conscientização da população e, dessa forma, chamar a atenção do governo para a criação de estratégias eficientes na prevenção ou retardamento das complicações do diabetes, no diagnóstico precoce da doença, na promoção de ações para reduzir os fatores de risco do diabetes tipo 2 (que é aquele de maior prevalência na população), entre outros. Neste alerta de 2009, direcionado a quem está envolvido de alguma forma com tal mal, o tema é Diabetes: Educar para Prevenir e, como sempre vem acontecendo, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) apóia a campanha mundial, que conta com mais 190 entidades em todo o mundo, e colabora com a divulgação das atividades realizadas no Dia Mundial.

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, a International Diabetes Federation (IDF) lançou, em 2007, a ideia de iluminar de azul monumentos espalhados no mundo todo. Aderindo à ideia, locais como Cristo Redentor e Pão-de-Açúcar, no Rio de Janeiro, Ponte JK e Torre de TV, em Brasília, e Obelisco da Praça Sete, em Belo Horizonte entraram na lista e terão sua bela arquitetura - natural ou artificial - azuladas durante a noite de hoje! Mas para isso não é necessário ser uma das sete maravilhas do mundo moderno, qualquer lugar pode participar da campanha, e é este o objetivo: colorir tudo de azul, desde residências e lojas comerciais até pontos turísticos internacionais.


E se surgir a pergunta - Por quê azul? -, a resposta é simples e direta: O símbolo representante do dia 14 de novembro é um círculo azul. A escolha de tal símbolo foi para representar a Resolução das Nações Unidas sobre o Diabetes e a intenção era de que fosse o mais simples possível, para que pudesse ser reproduzida em larga escala e que fosse representativa. Então, surgiu o círculo azul. Círculo para representar a união que é necessária para se combater essa epidemia global em que se tornou o Diabetes, e Azul pois é a cor da bandeira das nações unidas, que também simboliza união.

E se você ainda não se convenceu de que a mobilização é importante, mova-se já! Pois até a Organização das Nações Unidas (ONU) já se pronunciou a favor da campanha e apóia o Dia Mundial do Diabetes, tendo reconhecido esta doença em estado crônico, debilitante e de alto custo.



Referências:
http://www.diabetes.org.br/component/content/article/44-ultimas-noticias/1058-dia-mundial-do-diabetes
http://www.diamundialdodiabetes.org.br
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivan8H9AOO8a4BtW_SAU6ZBXwUgoOgB94yLjXQY9xxDJeLkYPsW_PpmVY_JkX6XkOoW5zFyddZdfPtXrNmCGAcrSUJt8MchNfY5Y0nUe4aueKsj5IpnQOh7Ci6IaRe9ADuwn6anIaaBDM/

Nenhum comentário:

Postar um comentário