sábado, 7 de novembro de 2009

Exercícios Físicos e Diabetes

O exercício físico é considerado um grande aliado quando o tema é saúde. Normalmente o aspecto mais associado à pratica de atividades físicas é a perda de peso, mas muito além dessa vantagem estética, estão os benefícios que os exercícios podem oferecer quando aplicados com fins terapêuticos. O transporte de glicose em músculos esqueléticos de mamíferos é estimulado por atividades físicas e insulina.
Existe um grupo de permeases, denominados GLUT (Glucose Transporter), responsáveis pelo transporte de glicose pela membrana plasmática, sendo alguns deles sensíveis à insulina. O GLUT 4 é um transportador com alta afinidade por glicose - seu Km se situa abaixo do intervalo normal de concentração sanguínea de glicose - sendo um dos responsáveis pela captação basal de açúcar. Ele catalisa o transporte de glicose nos tecidos adiposo e muscular, e esse transporte pode ser aumentado em muitas vezes quando em presença de insulina.
O GLUT 4 fica retido em vesículas citosólicas, e seu deslocamento para a membrana plasmática e sua conseqüente fusão tornando-se então uma proteína de membrana, é resultado da ação da insulina. O GLUT 4, enquanto proteína de membrana, atua aumentando a permeabilidade das fibras musculares à glicose, devido ao aumento desses receptores na superfície celular. A atividade física também está relacionada com a movimentação dessa permease para a membrana plasmática, ou seja, de certa forma o exercício está atuando no controle da glicemia, e isso é especialmente importante em diabéticos. Logo, uma atividade física sob orientação adequada é uma excelente forma de auxílio no controle do diabetes, além de trazer outros possíveis benefícios para o praticante, como a melhora da disposição e auto-estima, portanto: vamos malhar!

Referência: Bioquímica Básica; Anita Marzzoco, Bayardo B. Torres
Princípios de Bioquímica; Lehninger, Albert L.; Nelson, Kay Yarborough

Nenhum comentário:

Postar um comentário