quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Diabetes Mellitus, o que é?

Diabetes Mellitus é uma doença que acomete milhões de pessoas em todo o mundo. É caracterizada, entre outros sintomas, pela hiperglicemia, ou aumento das taxas de glicose no plasma sanguíneo. Esse aumento provém da não produção de insulina, de sua produção insuficiente ou ainda da resistência a sua ação.

Existem dois tipos principais: o tipo 1, ou insulino-dependente, e o tipo 2, ou não insulino-dependente. Ambos dependem de fatores genéticos e ambientais, embora haja maior influência hereditária no tipo 2.

O primeiro é um problema autoimune. O sistema de defesa do organismo ataca e destrói as células beta do pâncreas, que são produtoras de insulina. Normalmente é diagnosticado ainda na infância ou na adolescência. Pode também ser de origem idiopática, ou seja, desconhecida.

O segundo é decorrente de uma anomalia conhecida como resistência insulínica, em que a produção e secreção da insulina aumentam para tentar normalizar a glicemia, mas permanecem insuficientes. Esse tipo de diabetes tem uma grande relação com os hábitos de vida: cerca de 70% dos portadores do tipo 2 são obesos. Apesar de a incidência ser maior após os quarenta anos, tem-se diagnosticado esse tipo de diabetes até em crianças, devido a mudanças no estilo de vida, sedentarismo, alimentação não balanceada...

Estima-se que 90% dos casos de diabetes mellitus seja do tipo 2. Como esse tipo pode ser combatido com a realização de exercícios físicos e com uma alimentação balanceada, uma mudança nos hábitos de vida, tornando-os mais saudáveis, pode ajudar a reduzir os números da incidência dessa doença.

Referências:
www.diabetes.org.br
www.idf.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário